Após viajar o Brasil em motorhome, casal quer conhecer países da América do Sul

Mulheres contam como é viajar sozinhas de motorhome
2 de maio de 2022
Como ter uma viagem segura de motorhome
1 de agosto de 2022

Após viajar o Brasil em motorhome, casal quer conhecer países da América do Sul

Estilo de vida, para alguns, loucura para outros, para Ênio e Meire o mundo é o limite. O casal conheceu os 26 estados do Brasil e Distrito Federal e todas as capitais brasileiras sob as quatro rodas de um motorhome (casa sobre rodas, no modelo de van ou um trailer). O percurso de 250 mil quilômetros foi realizado em 10 anos.

A aventura começou três anos após o casamento do especialista em energia solar Ênio Oliveira, de 53 anos com a nutricionista Meire Patussi de 49 anos. Os dois se conheceram pela internet, e após um mês de namoro, se casaram.

Relacionamento relâmpago que muitos pensam não dar certo, não só deu como os pombinhos estão juntos a 13 anos. Meire, é portadora de necessidades especiais e tinha o sonho de conhecer todo o Brasil, Ênio o desejo de morar num motorhome, com dois objetivos tão parecidos, a combinação não teria como dar errado.

A primeira meta do casal foi conhecer as cidades de Mato Grosso do Sul, os aventureiros conheceram 76 dos 79 municípios do Estado. O objetivo levou um ano para ser concluído. “Foi a primeira realização, após três anos de casados, só nos deu motivação para ir mais longe”, completou.

Depois, seguiram para os estados brasileiros. Em 10 anos conheceram todos eles, distrito federal, capitais, cidades litorâneas. Em cada lugar os dois ficavam de dois a três dias, dependendo do que o local oferecia. O casal conta que no Brasil ha lugares lindos que não são divulgados e que quase ninguém conhece.“Tem lugares que não são tão conhecidos, praias lindas que ninguém conhece”.

Sobre a hospitalidade das pessoas, o casal diz que os moradores de Roraima e de Rondônia são os que mais gostaram de conhecer, pela humildade e generosidade. “O que mais surpreende são as pessoas, quão generosas são, a pessoa parece que te conhece a anos”, frisou.

Ênio e Meire são educados financeiramente, não esbanjam e para realizar o sonho, sempre se planejavam muito. “Gastamos como se tivéssemos uma morada fixa. Eu trabalho, atendo meus clientes na viagem ou me programo para virem até a mim, tudo é bem tranquilo”. Diz, Ênio.

Meire é aposentada, sob as quatro rodas, a nutricionista escreve o segundo livro. Eles dizem que assim que começaram a viajar os parentes e amigos acharam loucura, hoje tem gente buscando saber mais desse estilo de vida. “Os parentes e os mais íntimos muita gente falava que era loucura, hoje tem gente querendo seguir os passos”, detalham.

O casal ressalta que a aventura apenas começou, o próximo passo agora é conhecer os países da América do Sul. Quando pergunto quando pretendem parar? Eles dizem: “Quando a gente não aguentar mais”, concluem.