Turismo sem limites é realidade para quem viaja em motorhomes

TPA em Ubatuba: trailers não pagam e motorhomes terão tarifas diferenciadas
1 de março de 2023
O casal que viaja em trailer há três anos para conhecer os 74 parques nacionais do Brasil
2 de maio de 2023

Turismo sem limites é realidade para quem viaja em motorhomes

Trailers, campers ou motorhomes permitem ao turista desbravar o Brasil e países próximos. Tendência que aumentou na pandemia cria oportunidades de negócio.

Viajar levando a própria hospedagem – ou mesmo a casa – sempre foi um formato de locomoção capaz de despertar interesse. No pós-pandemia, entretanto, tornou-se ainda mais atraente pela possibilidade de fazer turismo em família, com pouco ou nenhum contato com outras pessoas e completamente livre de aglomerações.

São vários os atrativos de adotar o motorhome como meio de transporte e hospedagem, e mesmo alimentação, e um deles está claro nesta própria frase: é uma modalidade três em um, que permite economizar e ainda obter a máxima autonomia quanto a horários e itinerários.

Os viajantes decidem, eles mesmos, a hora de fazer uma pausa e apreciar a paisagem, se querem trafegar de dia ou de noite, quando e o que cozinhar. Claro que dentro de certas limitações, especialmente quanto à segurança, pois nem todo ambiente é convidativo para um pernoite.

E é justamente aí que entram as maiores oportunidades para o setor turístico atrair esse tipo de viajante, que não utiliza meios de transporte ou hospedagem oferecidos pelos prestadores de serviço convencionais. Oferecer local para estacionar o veículo, alimentação, lavagem de roupas e lazer, especialmente voltados para os turistas que levam a própria casa na viagem, pode criar diversas oportunidades.

Sem dúvida, a pandemia impulsionou muito a cultura do motorhome no Brasil. Ao lado de muitos adeptos de longa data, havia um vasto contingente de pessoas que ‘sonhavam’ com esse tipo de viagem, mas não davam o pontapé inicial, por preguiça, comodismo ou diversos outros fatores. 

Com a covid-19, houve aumento de 40% nas vendas desse tipo de veículo, enquanto o perfil de compradores também mudou. Antes formado em quase 80% por profissionais liberais e aposentados, o mercado incorporou as pessoas que passaram a trabalhar de forma remota, em seu motorhome office.

Para o setor, aumenta a pertinência de oferecer infraestrutura de apoio. Disponibilizar wi-fi para quem trabalha e viaja simultaneamente é um forte apelo. Mesma coisa em relação a estacionamento seguro, em campings ou espaços atrelados a pousadas e mesmo hotéis, uma boa refeição, equipamentos de lazer, como sauna e piscina, serviços para uma pausa de luxo como massagem e academia. Uma ideia é oferecer, também, serviço de limpeza. Assim, a família dorme uma noite fora “de casa”, em uma cama diferente com direito a banho quente, enquanto o motorhome é higienizado.

Hub de motorhomes

O estado do Paraná enxergou na proximidade geográfica com os países do Cone Sul uma chance de tornar-se um polo de oferta de serviços para os turistas que levam a própria casa para viajar. Assim, está criando condições para que os viajantes de outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile, sintam-se duplamente em casa. Afinal, enquanto o Brasil conta com cerca de 48 mil motorhomes, esses outros três países somam cerca de 100 mil.