O casal que viaja em trailer há três anos para conhecer os 74 parques nacionais do Brasil

Turismo sem limites é realidade para quem viaja em motorhomes
3 de abril de 2023
Energia solar impulsiona demanda por motorhomes
1 de junho de 2023

O casal que viaja em trailer há três anos para conhecer os 74 parques nacionais do Brasil

Letícia e Dennis documentam expedição no blog ‘Entre Parques BR’, que tem como objetivo incentivar outras pessoas a valorizem os parques nacionais brasileiros

Desde 2021 morando em um pequeno trailer, Dennis Hyde, de 42 anos, e Letícia Alves, de 38, percorrem o Brasil com um objetivo audacioso e, até onde se sabe, nunca antes conquistado: conhecer todos os 74 parques nacionais do país.

Casados desde 2017, foi depois de uma viagem que fizeram no ano seguinte, para o Piauí, que a vontade de fazer uma expedição maior surgiu. Lá, o plano inicial era visitar a Serra da Capivara, um parque bastante conhecido por abrigar pinturas rupestres feitas entre seis e 12 mil anos atrás.

“Decidimos ver o que mais tinha por ali e descobrimos que mais dois parques nacionais ficavam relativamente próximos: a Chapada das Mesas e a Serra das Confusões. O segundo é o maior parque nacional fora da Amazônia e tem quase um milhão de hectares. Isso dá quase oito vezes a cidade de São Paulo”, conta Dennis.

Apesar da extensão do parque, os dois foram os únicos visitantes do parque naquele mês, o que chamou a atenção deles.

“Conversando com o Jadiel, nosso guia, perguntamos o que acontecia então no dia a dia, sem muitas visitas turísticas. Ele contou que tinha gente tirando árvores para fazer carvão, caça, várias atividades ilegais acontecendo. Os parques não têm cercas, não tem guardas.”

Dennis lembra que voltaram para casa com inquietações, sentindo que precisavam conhecer e valorizar mais os patrimônios naturais do Brasil antes que fosse tarde.

Primeiro, a ideia do casal era continuar trabalhando na capital paulista – ele, como economista, atuando na área do mercado financeiro há duas décadas, e ela, psicóloga junguiana com seu consultório próprio – e visitar os parques em todas as férias anuais.

“Pesquisamos quantos parques tinha, mas não encontramos essa informação. Foi mais fácil achar números de outros países, como Estados Unidos e Canadá do que do Brasil. Nos perguntamos: por que será? Começamos a mapear um por um e ver se eles não eram perigosos, se não era uma coisa impossível de chegar. E a gente viu que não, eles estavam lá para a gente visitar – e eram 74”, diz Dennis.

O casal passou então a se preparar, durante três anos, para a expedição que fazem hoje – e que é possível acompanhar pelo Instagram, na conta chamada de “Entre Parques BR”, e pelo site, onde os interessados podem não só checar informações e impressões sobre a expedição, mas também usar filtros para encontrar parques conforme as características desejadas.

É possível filtrar por estado, características naturais (vales, nascentes de rios, montanhas, mangues, cavernas…); por infraestrutura disponível (perto de aeroportos, com acessibilidade para cadeirantes, próximos a grandes centros…); por atividade (ciclismo, escalada, banho de cachoeira ou de rio…) e também entre os mais novos ou antigos, maiores ou menores.

No site, há também um ebook que mostra onde fica e por onde acessar, qual é o bioma protegido e destaques de motivos para visitar cada parque.

O documento apresenta, inclusive, estimativas de quanto a visitação constante de turistas poderia agregar caso as viagens a parques nacionais se tornassem tão comuns quanto são nos Estados Unidos, um dos países com tradição em promover essas áreas de conservação como destino de férias e feriados.