Cair na estrada e seguir com ou sem rumo é uma tarefa a ser realizada pelo menos uma vez na vida. Se o espírito aventureiro definitivamente está aceso dentro de você, pode ser que “morar” na rodovia seja ainda mais atraente. Mas, independente do seu perfil viajante, será que vale a pena alugar um motorhome no Brasil?
A modalidade tem muitos adeptos ao redor do mundo e não é difícil encontrarmos histórias de “pessoas que largaram tudo para viver numa van”. Em um país como o nosso, onde boa parte da população consegue viajar somente nas férias, é mais raro, porém não é impossível.
Para quem busca por liberdade, flexibilidade e economia, alugar um motorhome no Brasil pode ser uma ótima ideia. Até porque esse estilo de vida proporciona jornadas inesquecíveis, desde que o planejamento seja feito com antecedência para evitar contratempos desnecessários.
Diferenças entre motorhome e trailer
O motorhome é como uma casa sobre quatro rodas e muito semelhante a um trailer. Ambos se encaixam na categoria de veículos de recreação e podem acomodar entre dois e seis passageiros. A estrutura é geralmente composta de cabine, mesa de jogos ou refeições, cozinha, dormitório e banheiro.
Por sua vez, o espaço varia bastante e são em média para 4 ou 6 pessoas, mas alguns estão preparados para acomodar mais de 10. A principal diferença entre ambos é que o trailer precisa de uma espécie de engate. Ou seja, ele é um anexo rebocado por um veículo. Já o motorhome fica acoplado no próprio carro, sendo uma verdadeira casa móvel – ou motorcasa.
Viagem com motorhome no Brasil: hospedagem
Depois de muito tempo de estrada, pode ser que você queira fazer uma pausa. Existem vários hotéis no país que oferecem estacionamento para vans, motorhomes e trailers, funcionando de maneira semelhante a um camping.
Pagando uma diária bem acessível, é possível deixar o seu motorhome estacionado em um local privado e ter acesso à infraestrutura, como o chuveiro, tomadas para recarregar energia, espaço para descartar o esgoto, áreas de convivência e lazer, e, às vezes, até ao café da manhã.
Como quem viaja dessa maneira também é considerado caravanista e campista, é claro que são bem-vindos em campings. Há muitos encontros de viajantes em diversos lugares, que também costumam se organizar em grupos.
Olá, estamos online !