Quando trocar os pneus do trailer

O que é necessário para legalizar motorhome? Descubra!
3 de junho de 2024

Quando trocar os pneus do trailer

Um reboque ou caravana com pneus defeituosos não só aumenta o consumo de combustível, como pode até causar situações perigosas, como acidentes. Se ocorrer um acidente e se descobrir que os pneus não estavam em boas condições, existe a possibilidade de a polícia o responsabilizar. A seguradora também iniciará uma investigação para determinar se você foi negligente e não substituiu os pneus a tempo.

O desgaste dos pneus às vezes é subestimado. A verificação regular dos pneus e/ou jantes é, portanto, muito importante!

Verifique a pressão dos pneus

A verificação da pressão correta dos pneus pode ser feita facilmente por você mesmo. A pressão ideal dos pneus geralmente está indicada no pneu. A pressão atual pode ser facilmente lida usando um dispositivo de medição. Se você não tiver um medidor, poderá usar uma bomba de pneus em um posto de gasolina.

Consequências da pressão de ar muito baixa

Se a pressão dos pneus estiver muito baixa, o trailer ou o trailer do barco serão mais difíceis de dirigir e poderão balançar. Além disso, os pneus desgastam-se mais rapidamente e existe um elevado risco de rebentamento do pneu.

A que profundidade do piso um pneu está desgastado?

Para determinar se um pneu está gasto, a profundidade do piso pode ser levada em consideração, entre outras coisas. Legalmente, é necessária uma profundidade de piso de pelo menos 1,6 mm, mas uma profundidade de piso de pelo menos 2 mm é o ideal. Se a profundidade do piso for menor, o pneu está desgastado e precisa ser substituído. A profundidade do piso de um pneu pode ser medida com um medidor especial de profundidade do piso do pneu, mas isso também pode ser feito com um paquímetro. Meça a mesma profundidade do piso em aproximadamente 4 locais diferentes nas ranhuras do pneu para garantir que a mesma profundidade do piso esteja presente por toda parte.

Reconhecer rachaduras secas

Os pneus e rodas dos reboques geralmente são feitos de borracha, um material natural que pode secar com o tempo. Freqüentemente, rachaduras secas podem ser vistas na lateral do pneu. Se um pneu apresentar rachaduras ou mesmo o funcionamento interno estiver visível, é recomendável substituir o pneu. Mesmo que ainda haja profundidade de piso suficiente!

O que diz um código DOT em um pneu?

Um pneu geralmente possui um código DOT. Um código DOT, Departamento de Transportes, indica, entre outras coisas, quando um pneu é fabricado. Este código consiste em quatro dígitos, sendo que os dois primeiros dígitos indicam o número da semana e os dois últimos dígitos indicam o número do ano. Por exemplo, 3119 indica que um pneu foi fabricado na semana 31 de 2019. Recomenda-se a substituição dos pneus a cada 6 anos. Este não é um critério legalmente estabelecido, mas sim uma diretriz para sair na estrada com segurança e responsabilidade com pneus bons sob o reboque.

Quando trocar os pneus do trailer?

Verifique sempre o estado dos pneus antes de utilizar o reboque. Isto pode ser feito visualmente, verificando se não há desgaste visível nos pneus. Se for transportar cargas pesadas ou utilizar a caravana em férias, recomendamos que verifique também a pressão dos pneus e a profundidade do piso.

Recomendamos verificar seus pneus pelo menos duas vezes por ano.