Um reboque ou caravana com pneus defeituosos não só aumenta o consumo de combustível, como pode até causar situações perigosas, como acidentes. Se ocorrer um acidente e se descobrir que os pneus não estavam em boas condições, existe a possibilidade de a polícia o responsabilizar. A seguradora também iniciará uma investigação para determinar se você foi negligente e não substituiu os pneus a tempo.
O desgaste dos pneus às vezes é subestimado. A verificação regular dos pneus e/ou jantes é, portanto, muito importante!
A verificação da pressão correta dos pneus pode ser feita facilmente por você mesmo. A pressão ideal dos pneus geralmente está indicada no pneu. A pressão atual pode ser facilmente lida usando um dispositivo de medição. Se você não tiver um medidor, poderá usar uma bomba de pneus em um posto de gasolina.
Se a pressão dos pneus estiver muito baixa, o trailer ou o trailer do barco serão mais difíceis de dirigir e poderão balançar. Além disso, os pneus desgastam-se mais rapidamente e existe um elevado risco de rebentamento do pneu.
Para determinar se um pneu está gasto, a profundidade do piso pode ser levada em consideração, entre outras coisas. Legalmente, é necessária uma profundidade de piso de pelo menos 1,6 mm, mas uma profundidade de piso de pelo menos 2 mm é o ideal. Se a profundidade do piso for menor, o pneu está desgastado e precisa ser substituído. A profundidade do piso de um pneu pode ser medida com um medidor especial de profundidade do piso do pneu, mas isso também pode ser feito com um paquímetro. Meça a mesma profundidade do piso em aproximadamente 4 locais diferentes nas ranhuras do pneu para garantir que a mesma profundidade do piso esteja presente por toda parte.
Os pneus e rodas dos reboques geralmente são feitos de borracha, um material natural que pode secar com o tempo. Freqüentemente, rachaduras secas podem ser vistas na lateral do pneu. Se um pneu apresentar rachaduras ou mesmo o funcionamento interno estiver visível, é recomendável substituir o pneu. Mesmo que ainda haja profundidade de piso suficiente!
Um pneu geralmente possui um código DOT. Um código DOT, Departamento de Transportes, indica, entre outras coisas, quando um pneu é fabricado. Este código consiste em quatro dígitos, sendo que os dois primeiros dígitos indicam o número da semana e os dois últimos dígitos indicam o número do ano. Por exemplo, 3119 indica que um pneu foi fabricado na semana 31 de 2019. Recomenda-se a substituição dos pneus a cada 6 anos. Este não é um critério legalmente estabelecido, mas sim uma diretriz para sair na estrada com segurança e responsabilidade com pneus bons sob o reboque.
Verifique sempre o estado dos pneus antes de utilizar o reboque. Isto pode ser feito visualmente, verificando se não há desgaste visível nos pneus. Se for transportar cargas pesadas ou utilizar a caravana em férias, recomendamos que verifique também a pressão dos pneus e a profundidade do piso.
Recomendamos verificar seus pneus pelo menos duas vezes por ano.
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