Aluguel de motorhome nos EUA – Quanto custa, roteiros, dicas

Motorhome como Tendência para Viagens Inesquecíveis em 2025
3 de fevereiro de 2025

Aluguel de motorhome nos EUA – Quanto custa, roteiros, dicas

Eu tinha muitas dúvidas antes de fazer minha primeira viagem de motorhome nos EUA. Onde alugar, como funciona o banheiro e a limpeza do esgoto, nível de conforto, dirigibilidade, reserva de camping, quanto custa, roteiros…

Bastou uma imersão, porém, para entender que a experiência é mais simples do que parece, desde que você se planeje com cuidado.

É aquela coisa: a gente tem sempre um pouco de medo do desconhecido, ainda mais quando ele envolve grana (muita) e prazer (seu e de quem está à sua volta). Mas depois que o encara, descobre que nem sempre o bicho tem sete cabeças – talvez duas ou três, mas aí vai que vai : ).

Algumas empresas do Brasil são especializadas em ajudar quem deseja viajar de motorhome nos EUA e também na Europa. Foram eles que montaram meu roteiro e me esclareceram tudo que eu precisava para fazer um passeio tranquilo.

Como eu adorei a experiência e sei que muita gente sonha em realizá-la, preparei este artigo com dicas e um tira-dúvidas completo para quem vai viajar de motorhome pela primeira vez.

A primeira coisa que você deve saber ao planejar uma viagem de motorhome nos EUA é que, por lá, eles são chamados de RV (Recreational Vehicles, do português Veículos Recreativos). Há vários modelos disponíveis (abaixo, detalho os principais), que se adaptam aos mais diversos tipos de viajantes: famílias, casais, grupos de amigos, quem busca mais conforto ou quem tem espírito aventureiro.

De forma geral, uma viagem de motorhome se assemelha a um roteiro em camping, porém com muito mais comodidade. Você pode ter banheiro, energia elétrica, ar-condicionado, geladeira, cama com colchão, um excelente porta-malas e a oportunidade de adaptar o trajeto como bem entender, diariamente, sem se preocupar onde irá dormir – acredite, sempre haverá uma vaga disponível por perto.

Apesar de ser possível rodar tranquilamente em cidades, viajar de motorhome, para mim, é algo que tem mais sentido quando se prevê paradas em locais mais remotos, como parques estaduais e nacionais – ainda mais nos EUA, onde eles são lindíssimos e costumam contar com ótima estrutura.

Nada impede, porém, que você preveja pernoites e até mesmo passeios em centros mais urbanos. Tudo é uma questão de adaptação, praticidade e, principalmente, planejamento, uma vez que não dá para estacionar em qualquer lugar.

Como tudo nessa vida, vale dizer que há vantagens e desvantagens em viajar de motorhome. Abaixo, listei algumas delas.

A principal vantagem de viajar de motorhome é a experiência em si, que é diferente de outros tipos de turismo. Você tem liberdade de criar seu roteiro, parar onde e quando bem entender e, acima de tudo, dormir em lugares onde não há hotéis, com vistas privilegiadas.

De quebra, ganha-se muito tempo ao dispensar horários de check in e check out nos meios de hospedagem. É muito bom ter a oportunidade de visitar diversos lugares em uma mesma viagem sem ter que fazer e desfazer mala o tempo todo.

A experiência permite ainda mais contato com a natureza e proximidade entre famílias e casais na hora de se divertir e cozinhar juntos. Um dos melhores momentos de uma viagem de motorhome é, no fim da tarde, estacionar e começar um churrasco ou piquenique.

Por isso, indico muito começar os trajetos diários sempre cedo e evitar viajar de noite, deixando esse tempo reservado para curtir com a galera.


Aluguel de motorhome nos EUA

A melhor maneira de alugar um motorhome nos EUA é por meio de empresas especializadas no público brasileiro. Isso porque eles ajudam a definir o roteiro e o tipo de motorhome ideal para seu perfil, além e oferecer todo o suporte necessário antes e durante a viagem.


Qual CNH é válida para alugar motorhome nos EUA

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regular, do tipo B, pode ser usada normalmente para alugar e dirigir um motorhome nos EUA – até mesmo os maiores, de 30 pés. Ela só tem que estar válida e precisa ser física (não aceitam a digital). Ou seja: você não precisa tirar a PID (Permissão Internacional para Dirigir) caso esteja com a CNH regularizada.

A maioria das locadoras tem restrições para conceder motorhomes para menores de 21 anos. Então, cheque essa informação antes de efetuar o aluguel.

Fora isso, você terá que apresentar passaporte e visto para os EUA, ambos válidos.


É preciso fazer seguro veículo para alugar motorhome?

Na hora de alugar um motorhome nos EUA, você terá, obrigatoriamente, que fazer um seguro veículo. O valor será somado à diária do aluguel do veículo.

As opções de cobertura variam e podem contar com adicionais. As mais básicas geralmente incluem seguros contra avarias e terceiros, que são os mais importantes. Lembre-se: você estará dirigindo um pequeno caminhão, e toda proteção é válida.

Já o seguro viagem dos passageiros não é exigido pelas locadoras de motorhome. De qualquer forma, não vale a pena viajar sem estar assegurado, uma vez que os custos hospitalares nos EUA são absurdos.

Ninguém acha que vai passar por isso, mas é sempre melhor garantir. Faça consultas neste comparador online para garantir boas coberturas e bons preços.


Quanto custa alugar um motorhome nos EUA

O custo do aluguel de motorhome nos EUA varia de acordo com o tamanho do veículo, o tempo, a temporada e o destino. De uma forma geral, os valores vão de US$ 100 a US$ 400 por dia. Pois é, varia bastante, sobretudo no que se refere à questão da temporada. Viajar fora do verão americano (de junho a agosto) é bem mais barato, por exemplo.


Motorhome X Hotel + Aluguel de carro

Resumo da ópera: viajar de motorhome não é algo barato ou econômico. No frigir dos ovos, como disse acima, sai mais ou menos o mesmo valor do pacote quarto de hotel mais carro alugado. A vantagem no motorhome é que, quanto mais gente, mais a conta fecha, uma vez que todos ficam juntos e não há despesas com quartos extras, por exemplo.

Ainda na questão custo, a maior vantagem do motorhome é, sem dúvida, a possibilidade de fazer compras em mercados, como o Walmart, e gastar muito menos com alimentação do que se frequentasse restaurantes durante toda a viagem.